Como reduzir o estresse no trabalho?

O estresse no trabalho tem se tornado uma preocupação constante, de escala global, e custa milhões às empresas que perdem seus empregados por sucessivas ausências no trabalho, motivados por doenças causados por estresse, que experimentam no ambiente de trabalho.

A maioria dos profissionais, durante seu dia de trabalho, precisa lidar com um grande número de interrupções e distrações. Eles tendem a assumir as cargas de trabalho adicionais com receio de, eventualmente, perderem o emprego, situação que atingiu cerca de 40% da população mundial nos últimos anos.

O estresse geralmente ocorre quando você sente que as situações estão fora de seu controle. Uma carga de trabalho esmagadora, a incapacidade de completar seus deveres, podem resultar em noites mal dormidas, reduzindo a confiança, ampliando a falta de concentração e ao longo do tempo, acarretando em uma série de problemas de saúde, os quais estão relacionados ao estresse no trabalho.

Há uma série de coisas que você pode fazer ao longo do dia que podem ajudar a aliviar o estresse que você está enfrentando no escritório. Em muitos casos, começar inserindo filtros para não levar o estresse do trabalho para a casa, pois o mesmo pode ter um efeito negativo sobre relacionamentos, levar à insônia, distúrbios alimentares, problemas de saúde, e é por isso que você precisa tentar acabar com o estresse o mais rapidamente possível, garantindo que não irá afetá-lo a longo prazo.

Especialistas revelam, que uma das primeiras coisas que você deve fazer, é concentrar-se na sua respiração. Respire fundo, pelo nariz e expire pela boca. Permitindo que seu corpo possa relaxar. Quando confrontados com uma situação estressante, ao invés de entrar em pânico, respire por um momento, e repita o processo com três ou quatro respirações profundas e, em seguida, se concentre em resolver o problema.

Certifique-se de fazer pausas durante todo o dia. Este é um dos maiores erros que muitas pessoas cometem. Se você tem uma jornada de um dia típico de oito horas, você sabe que terá somente as oito horas para fazer seu trabalho. Você chega no escritório pronto para resolver o maior número possível de suas atividades, sendo prático tanto quanto possível, mas a sua produtividade começará a diminuir se você não tiver o hábito de fazer pausas regulares. Pausas te ajudam a oxigenar a mente, acalmam e dão-lhe esse impulso extra para a próxima tarefa que precisar de solução.

Entenda que você precisará ter ao menos trinta minutos para o almoço, ficando longe de sua mesa. Aproveite o dia ensolarado, procure um banco no parque e desfrute de seu almoço. Certifique-se de fazer pausas regulares fora de sua mesa, mesmo se você consiga, simplesmente, dar um pequeno passeio em torno do escritório ou ir para fora para tomar ar fresco. As pausas vão te ajudar a melhorar a sua produtividade diária, garantindo que você não se senta drenado e acabado no final de um longo dia.

Suspenda as interrupções diárias. Você pode pensar que é impossível parar de ser importunado no local de trabalho, com situações que irão distraí-los de suas funções. Quando você está prestes a se sentar e escrever um relatório importante, garanta que a equipe de recepção saberá o que fazer para resolver as suas chamadas, desative as notificações de e-mail ou o som de seu telefone e ignore qualquer e-mail que possa te incomodar neste período. Uma das coisas mais perigosas que você pode fazer durante a sua hora de trabalho é ficar verificando os seus e-mails o tempo todo. Imagine o caos, após receber um e-mail importante que jogará sua programação inteira no ralo. Repense este processo, tente habilitar uma rotina, abrindo seus e-mails ao chegar no trabalho, após o almoço e antes de terminar sua jornada, permitindo agendar quaisquer e-mails importantes durante a manhã, tarde ou para o próximo dia.

É muito importante ainda, que você seja realista sobre a sua jornada de trabalho. É comum que boa parte dos empregadores precisem de você para cobrir ausências de outros empregados, por férias ou doenças, ou ainda que precisem de um esforço de qualidade. Aprenda a informar o seu empregador que você não tem tempo para fazer determinado trabalho, não coloque pressão adicional sobre si mesmo, o que poderia causar problemas pessoais. A parceria precisa existir e o diálogo deve funcionar para que todos consigam realizar as atividades sem prejudicar a empresa, a saúde e sua vida pessoal.

E você? O que tem feito para reduzir o estresse no ambiente de trabalho? Compartilhe suas experiências nos comentários…

Deixe uma resposta