5 Lições que aprendi com Dória Gari, o prefeito, para este ano

(Foto: Divulgação/O Globo)

Podemos ter opiniões divergentes sobre a atitude do novo prefeito de São Paulo, João Dória Jr., mas me questiono se você gostaria de avaliar comigo algumas lições para fortalecer sua carreira, sua vida pessoal e ampliar o sucesso para este novo ano que se inicia.

Eu tenho certeza que sim…

Pode haver grandes chances de você estar cometendo erros em sua vida que estejam impactando diretamente o seu sucesso. Por isso, convido você a prestar bastante atenção nestas lições a seguir.

E fique tranquilo, pois apresentarei de forma didática e simples, algumas medidas que você pode implementar no seu dia a dia para melhorar as chances de obter sucesso, e desejo que você consiga aplica-las na sua rotina diária.

1.      É plenamente possível ter humildade e retomar suas tarefas através da base da pirâmide, mas o inverso é improvável.

Muitas vezes nos tornamos arrogantes e esquecemos de nossas origens. Quantas vezes esquecemos de organizar e limpar o próprio quarto? Mas, estamos aptos a discorrer sobre qualquer assunto que seja na internet, com nossos pares ou chefes. Não seja o “indivíduo sabe tudo”, procure aprender com os mais experientes.

2.      Ser inovador e provocativo faz com que o foco mude também

Ao prefeito, descer na escala hierárquica até um dos níveis mais baixos, fez com que o foco fosse voltado a situações que muitas vezes passam despercebidas. Poucos podem ter notado, mas além de se ‘auto promover’ o governante levou a atenção de milhares, senão, milhões de pessoas, o fato da sujeira na cidade. Será que tamanho feito não ajudará na conscientização de limpeza? No seu dia a dia, procure ter ideias inovadoras e saia da sua zona de conforto para atrair atenção de sua equipe para problemas “despercebidos”.

3.      Igualar-se aos mais simples, pode motivá-los

Quem nunca sonhou em ser astronauta? Ator ou piloto de fómula 1 na infância, pode ter tido sonhos similares. O fato é que temos a intenção de ser como nossos ídolos, nossos heróis. Causar exemplo nas pessoas ajudará com que se motivem. Ao trabalhar lado a lado com uma equipe de profissionais que estão abaixo do seu ponto hierárquico, você muda a apresentação de chefe, para de líder. O chefe é aquele que todos obedecem, e o líder aquele que todos se espelham. O sucesso acontece naturalmente.

4.      Tudo é marketing? Concordo…

Para quem trabalha na área de marketing, sabe e reconhece a importância da divulgação exponencial natural. A galinha que são se vangloria dos seus ovos, acaba cozida na panela. Se você tem boas ideias mas as esconde do mundo, você será um dos próximos na lista de demitidos. Seja criativo e divulgue-se. Quantos foram os prefeitos que tiveram a mesma expressão midiática nesta segunda-feira? Fizeram pela limpeza urbana, o que muita organização sócio ambiental não fez em décadas…

5.      E sim, é o prefeito da privatização e das grandes jogadas de capital privado…

Não duvide se em breve os uniformes dos garis vierem com estampas publicitárias como nas camisas de futebol. O teste foi lançado e agora o uniforme verde limão está conhecido até por aqueles que circulam nas ruas e avenidas, impossibilitados de verem, dos altos de seus narizes em pé, essa gente humilde que trabalha pela limpeza e conservação de nossa cidade.

Seja diferente, faça diferente, acredite no novo.

P.S: Este texto em nada defende partidos ou candidatos, apenas a iniciativa inovadora.

E você? O que achou dessa iniciativa? Adoraria saber sua opinião…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *